Sobre Nós

Quinta do Areal é o nome que sempre foi conhecida a propriedade situada em Medelo - Lamego que noutra hora representou o Clero, tendo sido fundada pelo Bispo do Paço, também conhecido com Bispo do Porto.

túmolo do bispo do paço, cito na capela do balsemao, capela esta a mais antiga da peninsula Ibérica.

Após a extinção das ordens religiosas, a  Quinta do Areal, foi doada para 2 senhoras religiosas, consequentemente ao Padre Francisco Nunes Rica e por descendência hoje encontra-se sob posse do Sr. João do Carmo Pessoa.

Seguindo uma tradição multissecular, a Quinta da Areal continuou a ser constituída por terras de semeadura, vinha, pomares, pinhal, pastagens e criação de animais, fornecendo uma parte importante do sustento familiar e da região.

Em 2012 adotamos um conceito de produção em larga escala e destinamos o foco a um projeto ligado a U.E. de produção de mirtilos, durante esse periodo foram feitos diversos investimentos a nível de infraestruturas e máquinas para adequar a produção. Iniciando em 2014 o cultivo dos mirtilos.

 História do Projecto

A Quinta do Areal sempre praticou uma agricultura tradicional para subsistência, visando o consumo familiar. Com a evolução dos tempos por descendência familiar surgiram revolucionarias idéias, que levaram a modernização das formas e métodos de produção com vista as necessidades do mercado. Inicialmente vamos produzir Mirtilos, em duas qualidades DUKE  e BLUECROP. Coleando assim o melhor da agricultura tradicional com a agricultura moderna, fertilizando com os métodos tradicionais através de detritos dos animais, corrigindo com os métodos modernos através do sistema de ferti-rega, para assim fazer face as novas necessidades ambientais e sociais. Não descorando a qualidade natural do fruto, que transmite o meio envolvente em que este é gerado. 

Projeto mirtilos

Essa produção destina-se a quem pretende boa qualidade, tendo em conta aspecto do fruto, sabor, cor e principalmente as valências naturais do mesmo, sendo conhecido por proporcionar bem-estar físico, prevenindo doenças, melhorando assim a qualidade de vida. Toda qualidade é obtida através de um minuscioso estudo das águas, do so

lo, e dos fertilizantes, a bus

car sempre a via natural do fruto.

As águas são provenientes de minas construídas de forma tradicional (como foto em anexo) sendo analisadas e próprias para consumo. A fertilização é feita apartir de detritos de animais e turfa de origem vegetal, substituindo os métodos antigos de enterrar lenha no subsolo para fertilizar as terras após sua decomposição.

As plantas do mirtilo tem origem IN VITRO visando o aumento da resistência ao clima, melhorando a quantidade e qualidade da produção.

 

As variadades que vamos 

plantar são:

 
 Mirtilos Duke
 
Trata-se da principal variedade de maturação precoce, meados de Maio, isto apesar da sua floração tardia. É reconhecida pela sua elevada produtividade de frutos de tamanho grande e qualidade uniforme. O sabor dos seus frutos é suave com tendência a melhorar se armazenado em frio.
 
Mirtilos Bluecrop
Foi de longe a variedade mais difundida a nível mundial nos últimos anos. São plantas extremamente fáceis de cultivar e resistentes, sem grandes problemas na sua manutenção em campo. O seu fruto, de tamanho médio, tem igual aptidão para consumo em fresco ou para processamento. A sua colheita é geralmente em meados de Junho.

 

 

 
 

 

 

Contactos

Quinta do Areal

quintadoareal@outlook.pt

Medelo - Lamego

968 447 866
Aquilino Loureiro

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode